
Tiago, também chamado o Maior, filho de Zebedeu, juntamente com o seu irmão João, foi um dos doze apóstolos de Jesus. Caminhando junto ao mar da Galiléia, Jesus chamou primeiramente Simão (Pedro) e André.
Pouco mais adiante encontrou Tiago e João que consertavam as redes. Antes de chamá-los, Jesus demonstrou seu domínio da natureza, enchendo de peixes suas redes. Pedro, André, Tiago e João não apenas foram os primeiros chamados, como os de maiores destaques nos evangelhos.
Tiago foi morto por Herodes, por volta do ano 44. Entre os apóstolos ele é o primeiro mártir. Testemunhou muitos fatos dos evangelhos, como a ressurreição da filha de Jairo (Mt 5,37) e a transfiguração de Jesus (Mt 17,1).
Segundo uma tradição, Tiago levou a palavra de Jesus até a Espanha e com dificuldades em seu apostolado, nossa Senhora lhe aparece carregada por anjos, e posta de pé sobre uma coluna pede que seja construída naquele local, uma capela, onde Deus fará prodígios admiráveis a quem implorar o seu socorro, e nunca faltará a esta terra honra a Jesus Cristo.
Por este episódio, Nossa Senhora é venerada com o título de Nossa Senhora do pilar e Tiago como o patrono desse país, que supostamente estaria enterrado em Santiago de Compostela, local que se tornou grande foco de peregrinação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário