JESUS TE CONVIDA A PASSAR UMA HORA ESPECIAL COM ELE

Para ter uma vigília de oração constante diante do Santíssimo, precisamos assegurar-nos que em cada hora haja adoradores.

Para tanto, é necessário que cada pessoa se comprometa a tomar uma determinada hora.

Desta forma, podemos organizar todas as horas da noite, de modo que sempre haja alguém com Jesus.

A sua fé na presença de Jesus lhe ajudará a crer com convicção.

Torne-se você também um adorador (a). Faça uma experiência diante de JESUS EUCARÍSTICO

“VINDE A MIM VÓS QUE ESTAIS CANSADOS E SOBRECARREGADOS, EU VOS ALIVIAREI” (Mt 11,28).

ALEGRAI-VOS, ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS.

VINDE TODOS E ADOREMOS AO SALVADOR, JESUS SE FAZ PRESENTE NA SAGRADA EUCARISTIA, NÃO PERCA A OPORTUNIDADE DE ESTAR JUNTO A ELE. SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ADORADOR DE JESUS CRISTO.

“A EUCARISTIA É O REMÉDIO DA IMORTALIDADE, O ANTÍDOTO CONTRA A MORTE” (Santo Inácio de Antioquia).




“A EUCARISTIA CONSISTE DE DUAS REALIDADES, A TERRENA E A CELESTE. POIS O PÃO QUE É TIRADO DA TERRA, NÃO É MAIS PÃO COMUM, UMA VEZ QUE ELE RECEBEU A INVOCAÇÃO DE DEUS E NÃO SE CORROMPE. PORTANTO, TAMBÉM NOSSOS CORPOS, QUANDO RECEBEM A EUCARISTIA, NÃO SÃO MAIS PASSÍVEIS DE CORRUPÇÃO, MAS POSSUEM A ESPERANÇA DA RESSURREIÇÃO PARA A ETERNIDADE”. (Santo Irineu, sec.II).

domingo, 31 de janeiro de 2010

EUCARISTIA SACRAMENTO DA VIDA.

“Aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue tem vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”. “Pois a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida”. “Aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele” (Jo 6, 54-56).

Depois de ouvirem as palavras de Jesus, seus discípulos murmuravam: “Essa palavra é dura! Quem pode escutá-lo”? (Jo 6,60).

O que é de se admirar é que foi justamente os que o seguiam que disseram isso, não foram os escribas, os fariseus ou os doutores da lei, mas os que foram escolhidos pelo próprio Jesus.

Após Jesus pronunciar estas palavras, “muitos dos seus discípulos se retiraram e deixaram de andar com Ele” (Jo 6,66).
Quantos ainda hoje não dão à devida importância por estas palavras? Que sua carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida. Se por acaso suas palavras não tinham este significado, Ele com certeza os teriam chamado de volta e explicado que se tratava de uma linguagem simbólica, porém, suas palavras foram claras.

Os que se afastaram não tiveram paciência de esperar, e de presenciar o grande momento em que Jesus lhes daria o seu corpo e sangue em forma de pão e vinho, pois foi isso que Ele realizou na última ceia.

Voltando aos doze, Jesus perguntou-lhes: “E vós não quereis partir?” (Jo 6,67). Foi quando Pedro respondeu-lhe: “Tu tens palavras de vida eterna” (Jo 6,68).

Pedro e seus apóstolos permaneceram com Jesus. E nós também, pois como eles, acreditamos nas palavras que foram ditas por Jesus.

O primeiro anuncio da Eucaristia dividiu os discípulos. A Eucaristia e a Cruz são pedras de tropeço. “Vós também quereis ir embora”? Esta pergunta do senhor ressoa através dos séculos como convite de seu amor, a descobrir que só Ele tem as palavras de vida eterna.

A Eucaristia foi instituída para ser elo de união entre nós. É preciso celebrar na Eucaristia a união dos cristãos.
Na crucificação de Jesus, os soldados não ousaram retalhar a sua túnica, porque era sem costura. Diferentemente hoje em dia, os homens insistem em retalhar sua túnica em milhares de pedaços, dividindo-se constantemente.

É por isso que a Eucaristia é chamada de o “sacramento da unidade”. Quando comungamos entramos em comunhão: todos juntos somos um em Cristo. Toda vez em que houver uma celebração Eucarística, estaremos nos unindo a Cristo e a sua igreja como um todo.

São Lucas nos narra em seu evangelho, de como os discípulos de Emaús reconheceram Jesus após a sua ressurreição. Após caminhar com os discípulos e explicar-lhes as escrituras, Jesus ficou com os discípulos a convite deles, “Fica conosco, pois a tarde está caindo e o dia já começa a declinar”. “Quando se pôs a mesa com eles, tomou o pão, pronunciou a bênção, partiu-lhes e lhes deu”. Assim que os discípulos reconheceram Jesus, Ele se fez invisível, mas permaneceu na presença deles através da Eucaristia. Foi uma caminhada maravilhosa, onde Jesus foi curando o coração e a fé desses discípulos.

O próprio evangelho testemunha: “... eles os haviam reconhecido na FRAÇÃO DO PÃO” (Lc 24,35).

Jesus nos alerta para não empenhar-mos pelo alimento perecível, “... mas pelo alimento que permanece para a vida eterna, o qual o Filho do Homem vos dará, pois foi a Ele que o Pai, que é Deus mesmo, marcou com o seu selo” (Jo 6,27).

Foi exatamente isto o que ocorreu durante a Última Ceia, na Quinta-feira Santa: A INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA.

“Este é o meu corpo”. - Eis a Presença real de Jesus.

“Tomai e comei!”. - Eis a comunhão entre todos nós.

“Fazei isso, em memória de mim!” – Eis a Santa Missa.

Viva cada instante da Santa Missa com muita intensidade, principalmente no momento da consagração. Olhe para a Hóstia consagrada com muito amor e carinho, pois é o próprio Jesus que está ali. Não o enxergamos porque nossos sentidos não conseguem captar um corpo ressuscitado, mas Ele esta.

“Se a Eucaristia é o memorial da Páscoa do Senhor, se por nossa comunhão ao altar somos repletos de todas as graças e bênçãos do céu, a Eucaristia é também a antecipação da glória celeste”. (Catecismo da Igreja Católica, n.1402).


Pense bem nisso, se você por algum motivo estiver afastado da Eucaristia, saiba que Jesus o está esperando de braços abertos.

domingo, 24 de janeiro de 2010

A CONVERSÃO DE SÃO PAULO - 25 DE JANEIRO.

O apóstolo dos gentios nasceu em Tarso província da Cilícia, a cidade era um conhecido e importante entreposto comercial, onde o Oriente e o Ocidente se encontravam. Tarso nesta época também era um importantíssimo centro espiritual do Império Romano; em ciência e artes.
Não se sabe ao certo o ano em que Paulo nasceu, provavelmente entre os anos 2 e 5 depois do nascimento de Cristo. Como era costume teve dois nomes: Saulo e Paulo o primeiro hebreu e o segundo romano. “Então Saulo que também se chamava Paulo” (At 13,9).

Da tribo de Benjamim, Saulo orgulhava-se de pertencer ao Povo eleito, mas gozava de todos os direitos de cidadão romano. “Eu sou judeu, nascido em tarso da Cilícia” (At 21, 39) “Tenho cidadania romana desde o meu nascimento” (At 22,29).

Teve uma educação muito rigorosa, pois seu pai pertencia ao partido rigorosista dos fariseus. Foi neste ambiente, que ele foi crescendo e buscando a palavra de Deus. Em sua juventude fez a sua aprendizagem como tecelão de lonas para tendas, aprendizado que o iria auxiliar e muito em suas viagens apostólicas.

Ainda jovem Saulo ingressou na escola rabínica de Jerusalém, cujo mestre era Gamaliel, que o contemplava admirado por se destacar dos demais colegas. Aprofundou-se no conhecimento da lei e buscava colocá-la em prática. Nessa época, conheceu o Cristianismo, que era tido como uma seita. Tornou-se, então, perseguidor dos cristãos.

Na morte de Santo Estevão, primeiro mártir da Igreja, Saulo estava de acordo com aquela execução, pois aqueles que o apedrejavam depuseram seus mantos aos vossos pés. Saulo buscava identificar cristãos, prendê-los, enfim, acabar com o Cristianismo. (At 7, 58).

Encontramos, no capítulo 9 dos Atos dos Apóstolos, o testemunho: “Enquanto isso, Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Apresentou-se ao príncipe dos sacerdotes e pediu-lhes cartas para as sinagogas de Damasco, com o fim de levar presos, a Jerusalém, todos os homens e mulheres que seguissem essa doutrina. Durante a viagem, estando já próximo a Damasco, subitamente o cercou uma luz resplandecente vinda do céu. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que me persegues?”. Saulo então diz: “Quem és Senhor? “. Respondeu Ele: “Eu sou Jesus, a quem tu persegues”. Trêmulo e atônito,disse Saulo: “Senhor, que queres que eu faça?” respondeu-lhe o Senhor: “Levanta-te, entra na cidade, aí te será dito o que deves fazer”.

Os homens que o acompanhavam, atônitos, ouviram a voz, mas não viam pessoa alguma. Saulo levantou-se, abriu os olhos, mas estava cego. Tomaram-no pela mão e levaram-no para Damasco. Passou três dias sem ver e não comeu nem bebeu. Havia em Damasco um discípulo, chamado Ananias. O Senhor disse-lhe em visão: “Levanta-te e vai à Rua Direita; procura na casa de Judas um homem de Tarso, chamado Saulo”. Neste momento ele ora (e Saulo viu numa visão um homem, chamado Ananias, entrar e impor-lhe as mãos, para que recobrasse a vista). Ananias respondeu: “Senhor, tenho ouvido falar muito desse homem e do mal que fez aos santos em Jerusalém. Mesmo para cá ele trazia plenos poderes dos Príncipes dos Sacerdotes para meter em ferros todos os que invocam vosso nome”. O Senhor, porém, disse-lhe: “Vai, este homem é um instrumento de minha escolha, para levar o meu nome às nações e aos reis, assim como aos filhos de Israel. Vou ensinar-lhe a ele quanto tem de sofrer por meu nome”.


Ananias foi. Chegando a casa, impôs as mãos a Saulo e disse-lhe: “Paulo, meu irmão, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho, manda-me para te restituir a vista, e encher-te do Espírito Santo”. No mesmo instante, lhe caíram dos olhos como que escamas, e pode ver. Levantou-se e fez-se batizar. Paulo ficou ainda alguns dias em Damasco com os discípulos; e logo pregou nas sinagogas, que Jesus é Filho de Deus.

Os ouvintes ficaram admirados e diziam: “Não era ele, que em Jerusalém queria matar a todos que invocam o nome de Jesus? Não veio aqui com a determinação de levá-los amarrados aos Príncipes dos Sacerdotes?” No entanto, Paulo ganhava de mais a mais, e levava a confusão no meio dos Judeus em Damasco, provando que Jesus é o Messias.

Decorridos alguns dias, os judeus deliberaram, em conselho, matá-lo. Estas intenções chegaram ao conhecimento de Paulo. Os judeus vigiavam as portas da cidade dia e noite, para que não escapasse. Mas os discípulos, tomando-o de noite, fizeram-no descer pela muralha dentro de um cesto.

Chegando a Jerusalém, Paulo procurou achegar-se aos discípulos, mas estes o temiam, não acreditando na sua conversão. Então Barnabé tomou-o e levou-o aos Apóstolos. Contou-lhes que o Senhor tinha aparecido a Paulo em caminho, e falou-lhes da coragem com que Paulo se tinha declarado, em Damasco, em favor do nome de Jesus. Desde então Paulo ia e vinha com eles em Jerusalém, e falava com toda a liberdade no nome do Senhor.

Paulo, antes inimigo do nome de Cristo, tornou-se o maior defensor. Como Apóstolo, escreveu muitas epístolas, para a edificação dos fiéis, epístolas cheias de sabedoria e do Espírito Santo. Esta conversão tão extraordinária ensina-nos que para os pecados mais graves existe o perdão e a misericórdia divina. Basta estarmos atentos ao chamado do Senhor, não o desprezemos. Abramos o nosso coração a Cristo para iniciarmos uma vida santa e agradável a Deus.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

SÃO SEBASTIÃO - 20 DE JANEIRO.


São Sebastião nasceu no século III em Narbona, região da Gália, sendo educado em Milão na Itália terra de seus pais. São Sebastião foi um dos muitos soldados romanos que por sua fé em Jesus Cristo foi martirizado. Desde cedo, foi muito generoso e dado ao serviço. Ao entrar para o serviço no império como soldado, São Sebastião logo se tornou capitão da guarda, pois era muito correto e dedicado em suas atribuições. Sua dedicação a sua carreira valeu elogios de seus companheiros e principalmente do Imperador.

Naquela época, o Império Romano era governado por Diocleciano um pagão inveterado, que perseguia duramente a Igreja e aos cristãos. O Imperador ignorava que seu soldado era um cristão de coração. Sempre que podia, São Sebastião visitava os cristãos encarcerados e ajudava aos mais fracos, doentes e necessitados. A atuação de São Sebastião consistia, em confortar aos cristãos perseguidos, e especialmente aos que padeciam no martírio. Ficou conhecido depois como o DEFENSOR DA IGREJA.
Podia se dizer que era um soldado dos dois exércitos: o de Cristo e o de Roma.

Dotado de singular dom da palavra, São Sebastião inflamava aos que o ouviam, chegando a converter inúmeras pessoas. Até mesmo pessoas em altos postos do sistema carcerário romano se converteram à fé em Jesus por meio do seu testemunho. Destes novos convertidos, vários sofreram o martírio.

Em virtude de sua autêntica vida de fé, São Sebastião foi denunciado ao imperador Diocleciano que ficou indignado e irado, pois o homem em que pusera sua confiança era um cristão e um cristão atuante. O Imperador sentiu-se traído e rapidamente o chamou e exigiu que renunciasse ao cristianismo.

Ante tal situação, São Sebastião defensor da verdade no amor apaixonado a Deus comunicou ao imperador, que não queria renunciar as suas crenças cristãs. O imperador com o coração fechado, ordenou a sua morte. Mandou prendê-lo num tronco e muitas flechadas sobre ele foram lançadas até o ponto de pensar que estava morto.

Irene, uma mulher cristã, junto com um grupo de amigos, foi ao local onde estava São Sebastião, e com assombro, comprovaram que o mesmo ainda estava vivo. Ela o levou para sua casa e cuidou de suas feridas. Ao recobrar sua saúde depois de um tempo, apresentou-se novamente para o Imperador.

Diocleciano ficou surpreso ao vê-lo, pois o acreditava morto. O santo explicou-lhe que Jesus Cristo lhe havia devolvido a vida, para que protestasse diante de todo o povo contra aquela injustiça extrema. Mostrava ele que os cristãos, acusados de serem inimigos do Estado, eram na realidade os que rezavam continuamente pelo bem do Império.

O Imperador, em cólera, ordenou imediatamente que o conduzisse ao palácio, para que ali o espancassem até morrer.
Temendo que os cristãos o venerassem como mártir, mandou lançar o corpo no esgoto de Roma.

Mais tarde, São Sebastião apareceu a uma cristã chamada Lucina, e disse a ela o local onde se encontrava o seu corpo, solicitando a ela que o enterrasse nas catacumbas dos apóstolos.

Na mesma noite ela e seus servos fizeram o que São Sebastião ordenou.
Alguns autores dizem que Lucina o enterrou no jardim de sua casa que ficava situado na Via Apia onde está hoje sua Basílica.

sábado, 9 de janeiro de 2010

BATISMO DE JESUS CRISTO - 10 DE JANEIRO.

João Batista batizava recomendando por parte dos homens, o arrependimento, o melhoramento na conduta e a prática da sincera virtude. E proclamava: “Depois de mim, vem aquele que é mais forte do que eu, de quem não sou digno de, baixando-me, desatar a correia das sandálias. Eu vos batizei com água. Ele porém, vos batizará com o Espírito Santo.”(Mc 1, 7-8)

Jesus, porém, pede o batismo a João Batista, em humilde solidariedade com os pecadores, que somos todos nós.
O Batismo de João não era um Sacramento. Jesus ao santificar as águas do rio Jordão com sua presença e a voz do Pai se faz ouvir: “Este é o meu Filho amado, em quem pus minhas complacências”(Mt 3, 17), e que o Espírito Santo aparece sob a forma de uma pomba, é que fica instituído o Batismo. (Presença da Santíssima Trindade).


Essa instituição será confirmada pelo próprio Cristo quando Ele diz a Nicodemos: “Quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino dos céus”, (Jo 3,5). E ordenou aos seus Apóstolos: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado” (Mc 16, 15-16).

Jesus se submeteu ao batismo de João para reconhecer o precursor e por obediência a vontade do Pai. A partir deste momento, Jesus inicia sua vida pública, na qual a conhecemos através dos Evangelhos sinóticos.
O céu se abre no momento do Batismo de Jesus e a todos nós, que significa o começo de um novo tempo.


Ao sermos batizados, recebemos a graça santificante, que é a amizade e a presença de Deus no nosso coração, preenchendo o vazio espiritual do pecado original. Junto com a graça santificante, recebemos o dom da Fé, da Esperança e da Caridade, assim como todas as demais virtudes, que devemos procurar proteger no nosso coração.

O batismo é a marca do cristão, fazendo de nós filhos de Deus, membros da Santa Igreja Católica e herdeiros do Paraíso, e nos torna capazes de receber os outros Sacramentos.
Por isso tudo, vemos que o Batismo é absolutamente necessário para a salvação. Só entra no Céu quem for batizado.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

EPIFANIA DO SENHOR - 6 DE JANEIRO.

“CRISTO É O SALVADOR DE TODOS OS POVOS”


Celebramos nesta data a manifestação de Jesus, Senhor e Salvador, a todos os povos e nações. A igreja convida-nos a celebrar a presença de Jesus em nossa vida. A festa da Epifania, na qual Cristo se manifesta para os Reis Magos, é sinal que a esperança deve estar sempre presente em todas as pessoas de boa vontade.

Com o nascimento de Jesus, Deus manifesta o seu Plano de Amor e Salvação de seus filhos.

“Onde está o Rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo” (Mt 2, 2-3). Pela narrativa do Evangelho, percebemos que os Magos vêm de longe, guiados por uma estrela.


Antigamente eram chamados magos os sábios, os conhecedores de medicina, astrologia e outras ciências. Os magos representam os povos de todas as nações, raças e línguas, que se deixam guiar pela mensagem de paz e amor de Jesus.

Os magos ofertaram a Jesus presentes muito significativos; ouro, incenso e mirra. Com o ouro reconheciam a realeza do Menino, quer dizer que Jesus é Rei.

Com o incenso reconheciam a divindade de Jesus. Jesus não é somente Rei, mas também Divino.

A mirra representa o lado humano e o sofrimento do Messias. Significa que o Menino Deus e homem será levado ao martírio e à morte.

Façamos como os magos, A manifestação da Luz de Cristo se faz presente todos os dias, restam a nós querer enxergá-la. A Paz está ao nosso alcance, vai encontrá-la quem realmente mudar de caminho e seguir a Verdadeira Luz.