JESUS TE CONVIDA A PASSAR UMA HORA ESPECIAL COM ELE

Para ter uma vigília de oração constante diante do Santíssimo, precisamos assegurar-nos que em cada hora haja adoradores.

Para tanto, é necessário que cada pessoa se comprometa a tomar uma determinada hora.

Desta forma, podemos organizar todas as horas da noite, de modo que sempre haja alguém com Jesus.

A sua fé na presença de Jesus lhe ajudará a crer com convicção.

Torne-se você também um adorador (a). Faça uma experiência diante de JESUS EUCARÍSTICO

“VINDE A MIM VÓS QUE ESTAIS CANSADOS E SOBRECARREGADOS, EU VOS ALIVIAREI” (Mt 11,28).

ALEGRAI-VOS, ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS.

VINDE TODOS E ADOREMOS AO SALVADOR, JESUS SE FAZ PRESENTE NA SAGRADA EUCARISTIA, NÃO PERCA A OPORTUNIDADE DE ESTAR JUNTO A ELE. SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ADORADOR DE JESUS CRISTO.

“A EUCARISTIA É O REMÉDIO DA IMORTALIDADE, O ANTÍDOTO CONTRA A MORTE” (Santo Inácio de Antioquia).




“A EUCARISTIA CONSISTE DE DUAS REALIDADES, A TERRENA E A CELESTE. POIS O PÃO QUE É TIRADO DA TERRA, NÃO É MAIS PÃO COMUM, UMA VEZ QUE ELE RECEBEU A INVOCAÇÃO DE DEUS E NÃO SE CORROMPE. PORTANTO, TAMBÉM NOSSOS CORPOS, QUANDO RECEBEM A EUCARISTIA, NÃO SÃO MAIS PASSÍVEIS DE CORRUPÇÃO, MAS POSSUEM A ESPERANÇA DA RESSURREIÇÃO PARA A ETERNIDADE”. (Santo Irineu, sec.II).

domingo, 19 de setembro de 2010

NOSSA SENHORA DA SALETTE - 19 DE SETEMBRO


No dia 19 de Setembro de 1846, em Corps, pequeno povoado dos Alpes Franceses, Nossa Senhora se manifesta a dois pequenos pastorinhos, Melaine e Maximino.

Como era o costume naquela região, muitas crianças da zona rural eram empregadas como pastoras entre a primavera e o outono, a serviço de outras famílias.

Melanie Calvat nascida em 7 de novembro de 1831, em Corps, começou pastorear nos morros quando estava com seis anos. Era uma menina muito sensível. Não sabia ler nem escrever.
Maximino Giraud também nasceu em Corps, em 27 de agosto de 1835. Também não sabia ler e nem escrever, falava apenas o dialeto de sua região e também pastoreava.

As crianças viram, numa luz resplandecente, uma bela dama em um estranho costume, falando alternadamente francês e patois. Vestia-se como as mulheres da região: vestido longo, um grande avental, lenço cruzado e amarrado às costas, touca de componesa.

Rosas coroavam sua cabeça, ladeavam o lenço e ornavam seu calçado. Em sua fronte a luz brilhava como um diadema. Sobre os ombros carregava uma pesada corrente. Uma corrente mais leve prendia sobre o peito um crucifixo resplandecente.

Ela estava sentada sobre uma pedra, e as crianças relataram que a "Belle Dame" estava triste e chorando, com seu rosto descansando em suas mãos. A Bela Senhora põe-se de pé. E diz:

"Vinde, meus filhos, não tenhais medo, aqui estou para vos contar uma grande novidade!" "Se meu povo não se quer submeter, sou forçada a deixar cair o braço de meu Filho. É tão forte e tão pesado que não o posso mais" "Há quanto tempo sofro por vós."

"Dei-vos seis dias para trabalhar, reservei-me o sétimo, e não mo querem conceder! É isso que torna tão pesado o braço de meu Filho."

"E também os carroceiros não sabem jurar sem usar o nome de meu Filho. São essas as duas coisas que tornam tão pesado o Seu braço."


"Se a colheita for perdida a culpa é vossa (...) Orai bem, obrai o bem."

"Se a colheita se estraga, e só por vossa causa, Eu vo-lo mostrei no ano passado com as batatinhas: e vós nem fizestes caso! Ao contrário, quando encontráveis batatinhas estragadas, blasfemáveis usando o nome de meu Filho. Elas continuarão assim e, neste ano, para o Natal, não haverá mais."


A sua mensagem era profética, apocalíptica e cheia de misericórdia. Ela repetiu que o homem, se trabalha, deve santificar as festas, pois a sofreguidão do trabalho, da produção cega, é viciada, acaba maldizendo as colheitas dos campos, tornando-os estéreis e atraindo castigos sobre vidas e bens.

O tema central das mensagens da Virgem para a humanidade foi que deveriam livrar-se do pecado e fazer penitência, ou sofreriam terríveis sofrimentos.

"Pois bem, meus filhos, transmitireis isso a todo o meu povo”. Terminou assim a aparição. Segundo as crianças ela andava, mas as plantas de seus pés não esmagavam a relva, quase não dobravam os talos.

Os meninos voltaram à vila ao escurecer e contaram tudo que tinham visto e ouvido na montanha. Alguns acreditaram, outros duvidaram. Foram obrigados a repetir a história várias vezes e sofreram muito.

No dia 21 de setembro, tiveram início as romarias ao local da aparição. Muitos milagres foram comprovados. O bispo de Grenoble, a cuja diocese pertencia o sítio da Sallete, no dia 1º de maio de 1852, fundou uma Congregação de Missionários cuja missão era transmitir a mensagem de Nossa Senhora.

O Santuário ficou pronto em 1879. Maximino morreu ainda jovem. Melanie faleceu em 1904, como uma das fundadoras da Congregação das "Filhas do Zelo do Divino Coração de Jesus".

Oração a Nossa Senhora da Sallete

Lembrai-vos, ó Nossa Senhora da Sallete,
das lágrimas que derramastes no Calvário.

Lembrai-vos também dos angustiados cuidados
que tendes por mim para livrar-me da justiça de Deus.

Depois de terdes demonstrado tanto amor por mim,
não podeis abandonar-me.

Animado por este pensamento consolador
venho lançar-me a vossos pés.

Apesar de minhas infidelidades e ingratidões.
Não rejeiteis a minha oração, ó Virgem reconciliadora,
mas atendei-me e alcançai-me a graça que tanto necessito.

Ajudai-me a amar a Jesus sobre todas as coisas.

Eu quero enxugar as vossas lágrimas
por meio de uma vida santa
e assim merecer um dia viver convosco
e desfrutar a felicidade eterna do céu.

Amém.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

NOSSA SENHORA DAS DORES - 15 DE SETEMBRO

A devoção a Nossa Senhora das dores teve origem de modo especial na ordem dos servos de Maria. A celebração em sua honra realiza-se em toda a igreja no dia 15 de Setembro. É a mais bíblica de todas as devoções. Nossa Senhora das Dores surge representada sendo ferida por sete espadas no seu coração Imaculado.

Ela foi obediente do início ao fim ao projeto de Deus, jamais o abandonou, permaneneu de pé ao lado da cruz de seu filho Jesus Cristo. Orar a Nossa Senhora das Dores é muito apropriado para a nossa realidade, onde dor e sofrimento acompanham a vida de muito de nossos irmãos.

Acompanhar Nossa Senhora em todas as fases de sua vida terrena, vivenciar os desígnios de Deus para com Ela, é sempre admirável para um coração devoto à Santíssima Virgem. Mais apropriado não podia ser a nossa meditação sobre os grandes desafios e as suas dores vividas, a saber:

1.º - A profecia de Simeão. “Eis que este Menino está destinado a ser ocasião de queda e elevação de muitos em Israel e sinal de contradição. Quanto a ti, uma espada te transpassará a alma.” (Lc 2,34-35).

2.º - A fuga para o Egito. “Levanta, toma o menino e a mãe, foge para o Egito e fica lá até que te avise. Pois Herodes vai procurar o menino para matar!” Levantando-se, José tomou o menino a mãe partiu de noite para o Egito. (Mt 2,13-14)

3.º - Jesus encontrado no templo. Acabados os dias da festa da Páscoa, o menino Jesus ficou em Jerusalém sem que os pais o percebessem. Pensando que estivessem na caravana, andaram o caminho de um dia e o procuraram entre parentes e conhecidos. E não o achando, voltaram a Jerusalém e procura dele. (Lc 2,43-45).

4.º - Maria se encontra com Jesus na via dolorosa. Ao conduzir Jesus, agarraram um certo Simão de Cirene que vinha da lavoura e o encarregaram de levar a cruz atrás de Jesus. Seguia-o grande multidão de povo e de mulheres que batiam no peito e o lamentavam. Voltando-se para elas Jesus disse: “Filhas de Jerusalém, não choreis por mim! Chorai por vós mesmas e por vossos filhos.” (Lc 23,26-27).

5.º - Jesus morre na cruz. Junto à cruz de Jesus estava de pé sua Mãe, a irmã de sua Mãe, Maria de Cleófas e Maria Madalena. Vendo a Mãe e perto dela o discípulo a quem amava, disse Jesus para a Mãe: “Mulher, eis ai o teu filho!” “Depois disse para o discípulo: Eis ai a tua Mãe.” (Jo 19,25-27).

6.º - Abertura do coração de Jesus pela lança e descimento da cruz. Chegando a Jesus e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas, mas um dos soldados transpassou-lhes o lado com a lança e imediatamente saiu sangue e água. (Jo 19,34).

7.º - Jesus é colocado no sepulcro. Os discípulos tiraram o corpo de Jesus e o envolveram em faixas de linho com aromas, conforme é o costume de sepultar os judeus. Havia um jardim perto do local onde fora crucificado e no jardim um sepulcro novo onde ninguém ainda fora depositado. Foi ali que puseram Jesus. (Jo 19,40-42).

Se a nós Deus mandar uma cruz em forma sofrimentos físicos ou morais, acusações injustas ou de contínuas contrariedades, recorramos a Nossa Senhora, e não nos entreguemos à tristeza e ao desânimo. Sofrimento que vem mandado por um Pai que nos tem tanto amor, não pode visar outro fim, senão o nosso bem temporal e eterno. O sofrimento um dia, converter-se-á em alegria; as lágrimas derramadas hoje, darão lugar a uma felicidade que não terá fim. Uma cruz é diferente da outra e a duração de tempo do nosso padecimento pertence a Deus. São momentos tristes, mas que devemos aceitar alegremente, como uma graça divina. Afinal, lembremos-nos de quanto sofrimento Cristo padeceu no Calvário! E quanto sofreu a Mãe, diante da agonia do Filho!

Se teu ombro já parece não suportar o peso da cruz, se a extrema dor te abala os sentidos, não desperdice esse tempo com lamentações, muitas vezes inevitáveis. Oferece essas dádivas às almas que padecem no Purgatório, em desagravo dos pecados cometidos contra o Santíssimo Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria, pela conversão de todos nós, pobres pecadores, pela paz no mundo, pelo Papa, ou por tantas outras causas urgentes que clamam por nossas orações e sacrifícios.

Por enquanto, coloquemos-nos confiantemente no colo amoroso de Nossa Senhora das Dores, que experimentou o sofrimento na sua máxima intensidade.

sábado, 11 de setembro de 2010

EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ

Esta festa teve início por volta do ano 325 com a localização da Cruz de Jesus Cristo em Jerusalém, por Santa Helena mãe de Constantino.

Narra a história que o general Constantino, que na época era pagão mas respeitava os cristãos, estava prestes a uma terrível batalha por volta do ano 311, a noite anterior à batalha teve um sonho no qual viu uma cruz luminosa nos ares e ouviu uma voz que lhe dizia: "Com este sinal vencerá", e que ao começar a batalha mandou colocar a cruz em várias bandeiras dos batalhões e que exclamou: "Confio em Cristo em quem minha mãe Helena crê". E a vitória foi total. Constantino chegou a ser Imperador e decretou a liberdade para os cristãos, que por três séculos vinham sendo muito perseguidos pelos governantes pagãos.

Escritores antigos contam que Santa Helena, pediu permissão a seu filho para ir procurar em Jerusalém a cruz na qual morreu Jesus. Depois de muitas escavações foram encontradas três cruzes. Levaram ao local um moribundo que ao tocar em uma das cruzes, recuperou instantaneamente a saúde.

Foi assim que Santa Helena, o bispo de Jerusalém e milhares de devotos levaram a cruz em piedosa procissão pelas ruas de Jerusalém.

Para nós católicos a cruz representa a vitória de Jesus sobre a morte, a vitória do amor.

A festa da exaltação da Santa Cruz se dá 40 dias após a transfiguração do Senhor.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

NATIVIDADE DE NOSSA SENHORA - 8 DE SETEMBRO

A festa da natividade de Nossa Senhora é comemorada no dia 8 de Setembro.

Temos notícia desta festa há muitos séculos. No Oriente, ela é comemorada desde o início do cristianismo. No Ocidente, sua comemoração iniciou-se a partir do século VII, onde foi celebrada e aprovada na Igreja Católica Romana pelo Papa Sérgio I. Os fiéis veneravam com muita piedade o nascimento da Virgem Maria.

A Natividade de Maria é grandioso acontecimento envolto em profunda humildade. Por isso, ela nos mostra que quanto mais quisermos crescer aos olhos de Deus, tanto mais humildes, simples, despretensiosos havemos de ser, e tanto mais nos ocultar aos nossos olhos e aos olhos dos outros!

É uma festa cheia de alegria, pois celebramos o nascimento daquela que veio ao mundo para ser a mãe de Deus e também nossa.
A sua chegada ao mundo é o anúncio da proximidade da Redenção.

Este acontecimento indica que o Messias está próximo. Maria é a estrela da manhã que, na aurora que precede a saída do sol, anuncia a chegada do Salvador, A Luz do mundo.

Maria é modelo de Evangelho, pois foi a primeira criatura humana a tornar-se discípula fiel de seu filho Jesus Cristo.

sábado, 4 de setembro de 2010

BEM AVENTURADA MADRE TERESA DE CALCUTÁ - 5 DE SETEMBRO


Agnes Gonxha Bojaxhio, nasceu no dia 26 de agosto de 1910 em Skopje, capital da Macedônia (ex-Iugoslávia), de una família de origem albanesa.

Em sua adolescência, Agnes se dedicava em muitas atividades paroquiais, quando ouviu falar de uma congregação de irmãs que trabalhavam na Índia.

Em Setembro de 1928, deixa sua casa paterna e vai para a Irlanda, para se ingressar como noviça na Congregação de Nossa Senhora de Loreto.

Agnes foi enviada pela congregação de Loreto para a Índia e chegou a Calcutá no dia 6 de janeiro de 1929. Tendo chegado lá, entrou no noviciado de Loreto, em Darjeerling, no sopé do Himalaia. Fez a profissão perpétua assumindo o nome de Teresa, em homenagem a Santa Teresinha de Lisieux.

Em 1946, Madre Teresa ia de Calcutá para Darjeeling, de trem, quando percebeu em seu interior um chamado para que renunciasse a tudo o seguisse Cristo nos subúrbios, recebeu aquilo que ela chamou “o dia da inspiração”, dedicar sua vida entre os mais pobres dos pobres, surgia assim à fundação das Missionárias da caridade.

As Missionárias da Caridade cresceram ao ponto de ter casas de missão abertas em todo o mundo, sempre ajudando aos mais necessitados.

Em 1979 Madre Tereza recebeu o Premio Nobel pela Paz, como reconhecimento de seu trabalho em favor dos mais necessitados.

Madre Teresa faleceu em 5 de Setembro de 1997, e sua beatificação aconteceu em Outubro de 2003.

No dia 5 de Setembro, celebramos a sua memória.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

SETEMBRO - MÊS DA BÍBLIA.


A Igreja comemora no mês de Setembro, o mês da Blíblia. A razão desta comemoração é que no dia 30, temos a festa de São Jerônimo.

São Jerônimo foi um grande biblista foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais que eram escritos em hebraico, aramaico e grego para o latim. O latim em sua época era a lingua oficial do império romano e usada na liturgia da Igreja.

A Bíblia é seguramente o único livro traduzido em praticamente todas as linguas. Serve de alimento espiritual para a Igreja e para as pessoas.

A Bíblia foi escrita por pessoas chamadas e escolhidas por Deus, que foram inspiradas através do espírito Santo. Ela nos revela o projeto de Deus para o mundo.

As escrituras nos mostra Deus através dos homens. Como estes homens no decorrer dos tempos enxergavam a Deus.

Os autores da Bíblia são muitos. Escreveram colhendo os fatos, as tradições os feitos, a cultura dos povos e relataram em forma de documento.

Mais do que a história, a Bíblia é portadora de uma mensagem. Ela proclama a boa notícia vinda de Deus. Ele nos ama e nos quer bem! Foi Deus quem enviou ao mundo seu filho Jesus Cristo, que veio nos trazer a Boa Notícia do Reino.

A tradução grega da palavra Bíblia significa livros. Ela é composta de 73 livros, divididos em Velho Testamento com 46 livros e Novo Testamento com 27 livros.

Livros Históricos: Ex. do novo testamento – Evangelhos e Atos dos Apóstolos. São conceitos históricos narrados por homens de fé.

Livros Didáticos: Apocalípse – Não é um livro de adivinhação do futuro, mas sim o falar no lugar de Deus, em nome de Deus. Indicar o caminho correto a seguir.
A Bíblia se destina a todos os homens da terra.

A Vulgata é uma tradução para o latim da Bíblia escrita em meados do século IV por São Jerônimo, a pedido do Papa Dâmaso I, que foi usada pela Igreja Católica e ainda é muito respeitada.

Nos seus primeiros séculos, a Igreja serviu-se sobretudo da língua grega. Foi nesta língua que foi escrito todo o Novo Testamento, incluindo a Carta aos Romanos, de São Paulo, bem como muitos escritos cristãos de séculos seguintes.

A Vulgata foi produzida para ser mais exata e mais fácil de compreender do que suas predecessoras.

Foi a primeira, e por séculos a única, versão da Bíblia que verteu o Velho Testamento diretamente do hebraico.