São José foi um homem simples que Deus cobriu de graças e dons para que cumprisse uma missão singular de acordo com os planos da salvação. Foi designado por Deus para se casar com a jovem Maria, que viria a ser a mãe de Jesus. “No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia chamada Nazaré. Foi a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José, que era da tribo de Davi” (Lc 1,26-27). A ele também Deus designou a dar o nome ao menino que iria nascer. “Ela dará a luz um filho e você lhe dará o nome de Jesus, pois Ele vai salvar o seu povo dos seus pecados” (Mt 1,21).São José nasceu em Belém na Judéia, pertencente à tribo de Judá e descendente do rei Davi. É através dele que é referida a ascendência de Jesus até Davi e Abraão (Mt 1,1-17).
São José viveu alegrias indescritíveis ao lado de Jesus e Maria, o que não o isentou de passar por sofrimentos, incertezas e a perplexidade ante o mistério realizado em Maria; pobreza extrema; a profecia de Simeão sobre os sofrimentos do Salvador e de Maria; a angustiosa fuga para o Egito; a dificuldade para viver em um país estranho; o regresso do Egito e os temores devido à subida ao trono de Arquelau, todos estes fatos jamais tirou de São José a fidelidade à vontade de Deus.
O centro de sua vida foram Jesus e Maria, foi o cumprimento da missão que Deus lhe confiara. Nada o desviou do caminho que lhe tinha sido traçado. Foi o homem que Deus, num gesto de absoluta confiança, colocou à frente da sua família aqui na terra. Sua vida foi uma total dedicação ao serviço para o qual tinha sido chamado.São José deixou de se preocupar consigo próprio, a partir do momento que em sonho avisado por um anjo, aceitou plenamente a vontade de Deus. O senhor confiou-lhe a sua família e São José não o decepcionou. Deus apoiou-se nele e ele manteve-se firme independente das dificuldades.
Modelo de pai e esposo, protetor da Sagrada Família, foi escolhido por Deus para ser patrono de toda a Igreja de Cristo. Seu nome em hebraico significa “Deus cumula de bens”.
Carpinteiro de profissão, ofício que teria ensinado a seu filho Jesus. São José é um dos santos mais populares da Igreja Católica, tendo sido proclamado "protetor da Igreja católica romana"; por seu ofício, "padroeiro dos trabalhadores" e, pela fidelidade a sua esposa, como "padroeiro das famílias", sendo também padroeiro de muitas igrejas e lugares do mundo.
São José é um grande intercessor de todos nós. Que como ele, possamos ser dóceis à Palavra do Senhor.
São José, rogai por nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário