São João Maria vianney, Cura D’Ars nasceu na pequena localidade de Dardilly, perto de Lyon, na França, no dia 8 de maio de 1786. Foi consagrado a Nossa Senhora no próprio dia do nascimento, data em que foi também batizado.Pouco tempo após sua ordenação sacerdotal, é enviado ao lugarejo de Ars, onde viviam aproximadamente 250 pessoas. Como a maior parte das localidades rurais da França, encontrava-se em plena decadência religiosa. Vivia-se a indiferença a negligência e o esquecimento das práticas religiosas.
Diante desta realidade, suas primeiras medidas práticas foram: A reforma da igreja que, por respeito ao Santíssimo Sacramento, desejava que fosse a melhor possível e a oração constante pela conversão dos paroquianos. Ficava de joelhos por longos períodos diante do Santíssimo Sacramento.
Outra de suas solicitudes foi para com a juventude. Atraía todos para o catecismo. Exigia que este fosse aprendido de cor, palavra por palavra, e só admitia à Primeira Comunhão quem estivesse assim devidamente preparado.Paulatinamente os esforços do santo foram sendo coroados de êxito, de maneira que os jovens de Ars chegaram a ser os mais bem instruídos da comarca.
Nas missas dominicais, pregava sobre os deveres de cada um para consigo, para com o próximo e para com Deus.
Passou grande parte se sua vida no confessionário, tornando-se um dos mais famosos confessores da Igreja.
A oração, o amor pelo pesado fardo do ministério sacerdotal, a extrema austeridade de sua vida, serviram de exemplo para muitos. E pela Graça Divina, ocorreram sucessivas conversões e Ars foi totalmente transformada.
Faleceu em 4 de Agosto de 1859 em Ars França, foi beatificada em 8 de Janeiro de 1905 em Roma pelo Papa São Pio X e canonizado em 1 de Novembro de 1924 em Roma pelo Papa Pio XI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário