JESUS TE CONVIDA A PASSAR UMA HORA ESPECIAL COM ELE

Para ter uma vigília de oração constante diante do Santíssimo, precisamos assegurar-nos que em cada hora haja adoradores.

Para tanto, é necessário que cada pessoa se comprometa a tomar uma determinada hora.

Desta forma, podemos organizar todas as horas da noite, de modo que sempre haja alguém com Jesus.

A sua fé na presença de Jesus lhe ajudará a crer com convicção.

Torne-se você também um adorador (a). Faça uma experiência diante de JESUS EUCARÍSTICO

“VINDE A MIM VÓS QUE ESTAIS CANSADOS E SOBRECARREGADOS, EU VOS ALIVIAREI” (Mt 11,28).

ALEGRAI-VOS, ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS.

VINDE TODOS E ADOREMOS AO SALVADOR, JESUS SE FAZ PRESENTE NA SAGRADA EUCARISTIA, NÃO PERCA A OPORTUNIDADE DE ESTAR JUNTO A ELE. SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ADORADOR DE JESUS CRISTO.

“A EUCARISTIA É O REMÉDIO DA IMORTALIDADE, O ANTÍDOTO CONTRA A MORTE” (Santo Inácio de Antioquia).




“A EUCARISTIA CONSISTE DE DUAS REALIDADES, A TERRENA E A CELESTE. POIS O PÃO QUE É TIRADO DA TERRA, NÃO É MAIS PÃO COMUM, UMA VEZ QUE ELE RECEBEU A INVOCAÇÃO DE DEUS E NÃO SE CORROMPE. PORTANTO, TAMBÉM NOSSOS CORPOS, QUANDO RECEBEM A EUCARISTIA, NÃO SÃO MAIS PASSÍVEIS DE CORRUPÇÃO, MAS POSSUEM A ESPERANÇA DA RESSURREIÇÃO PARA A ETERNIDADE”. (Santo Irineu, sec.II).

sexta-feira, 24 de julho de 2009

ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS.


Durante a última ceia, Jesus transformou o pão e o vinho no seu próprio corpo e sangue. Ao mesmo tempo mandou os seus Apóstolos repetirem a mesma ação sagrada no futuro. “Fazei isto em minha memória”.

Uma vez que o pão e o vinho se tenham transformado em seu corpo e sangue, Ele se faz presente na Sagrada Eucaristia, não somente durante a Santa Missa, mas enquanto as hóstias consagradas na Missa continuarem mantendo as aparências de pão.

Na igreja primitiva, a adoração a Jesus Eucarístico se praticava apenas dentro da Missa. A devoção ao Santíssimo Sacramento como se conhece atualmente, desenvolveu-se lenta e gradualmente.

Os cristãos demoraram algum tempo para perceberem o tesouro que tinham na Eucaristia. Somente no século XII é que se iniciou o costume de se reservar a Sagrada Eucaristia para a adoração dos cristãos fora da Missa. A partir daí, a devoção ao Santíssimo Sacramento desenvolveu-se rapidamente.

A partir do momento em que se começou a estender a devoção Sagrada Eucaristia fora da Missa, algumas práticas se tornaram universais: a festa de Corpus Christi, a exposição e benção com o Santíssimo Sacramento e a devoção das Quarentas Horas.

A festa de Corpus Christi, do Corpo de Cristo, originou-se na diocese de Liege, na Bélgica, no ano de 1246 e dezoito anos mais tarde o Papa Urbano IV estendeu-se a toda a igreja. Esta festa é celebrada sempre na quinta feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade.

A benção do Santíssimo Sacramento foi introduzida gradualmente a partir da festa de Corpus Christi. Tornou-se costume expor o Santíssimo Sacramento para adoração dos fiéis, e logo se desenvolveu o costume de os presentes serem abençoados pelo sacerdote com o Santíssimo Sacramento. É a benção do próprio Jesus na Sagrada Eucaristia. O rito da benção tal como conhecemos, remonta ao século XIV.

A devoção das Quarentas Horas foi iniciada em Milão, no século XVI. Consiste de 40 horas de adoração ao Santíssimo Sacramento exposto, em referência às 40 horas em que o corpo de Jesus permaneceu no sepulcro.

Verdadeiramente para todos nós isso é um mistério de fé. Não estão mais ali apenas pão e vinho, porque Jesus Cristo nos afirmou ao instituir a Eucaristia: “isto é o meu corpo”, “isto é o meu sangue”.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

A VOZ DO SACERDOTE

Adoração. A própria palavra já diz que somente a Deus devemos adorar e nada mais. Portanto, adorar o Santíssimo Sacramento é adorar a Deus presente, vivo na hóstia consagrada. Sem negar a sua presença em tudo e em todos. Mas adoração é um momento especial onde procuro me silenciar interiormente para deixar o Espírito de Jesus presente, vivo que fale, converse comigo. Portanto é um tempo maravilhoso onde estou aberto e atento para a escuta, para que possa me colocar inteiramente disponível para que aconteça a sua vontade. (Frei Ismael, ofmc).

Frei Ismael Stangherlin, filho de Miguel e de Mercedes Sonda Stangherlin, nascido aos 15 de fevereiro de 1957 em Flores da Cunha, RS. De uma família de 10 filhos, católica praticante e sobretudo devota de Nossa Senhora, tinham o hábito de rezarem em família o santo terço. Certamente por ser uma família de oração é que surgiu sua vocação para ser Religioso Franciscano e Padre. E, no ano de 1970, aos 13 anos de idade deixou sua família rumo ao seminário Nossa Senhora de Lourdes da Terceira Légua em Caxias do Sul.
Consagrado, no ano de 1987 na comunidade de São José do Desvio Rizzo em Caxias do Sul, pelas mãos do Bispo Diocesano Dom Paulo Moreto, Frei Ismael iniciou sua jornada sacerdotal ali mesmo em Caxias do Sul na paróquia São Pedro da Terceira Légua. Em 1989 foi enviado a São Paulo para assumir a paróquia Nossa Senhora de Lourdes em Mauá e no ano seguinte a Santo André para a paróquia Santa Gema Galgani. Em 1990 foi enviado para Ubatuba, litoral de São Paulo, onde permaneceu por 8 anos, e em 1998 retornou a Santo André para assumir a paróquia Senhor do Bonfim, e em 2006 passou a integrar a paróquia Santíssima Virgem onde permanece até hoje.
Frei Ismael diz: Assim caminhamos fazendo história, por isso peço muito a Deus que me de toda força e luz para que eu possa exercer melhor possível este grande ministério que me confiou como ministério sacerdotal. Que Maria Santíssima me cubra com seu Manto que me proteja e me guarde para que eu possa ser fiel. Amém.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

PAPA BENTO XVI CONVOCA O ANO SACERDOTAL


Sua Santidade o Papa Bento XVI convocou em 19 de junho deste ano, até junho de 2010, o Ano Sacerdotal por ocasião do 150º aniversário da morte do padre francês, São João Maria Vianey, proclamado pelo papa, padroeiro dos sacerdotes de todo o mundo. Com o tema “Fidelidade de Cristo, Fidelidade do sacerdote”.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

O PODER SACERDOTAL E A SUCESSÃO APOSTÓLICA

Desde o começo da civilização, os homens sempre ofereceram sacrifícios a Deus, surgindo assim, os primeiros sacerdotes. No primeiro período da história bíblica, na era dos patriarcas, os sacerdotes eram os próprios chefes das famílias.
Quando se estabeleceu a Nova Aliança em Jesus Cristo, surgiu uma nova ordem sacerdotal. Na Última Ceia, Jesus instituiu o Santo Sacrifício da Missa, em que o dom oferecido a Deus não seria mais ovelhas e bois, mas sim o próprio filho de Deus. Jesus conferiu aos seus Apóstolos o sacerdócio, quando na Última Ceia, lhes deu o poder de fazer o que Ele acabara de fazer. “Fazei isto em minha memória” (Lc 22, 20). A este poder de transformar o pão e o vinho em seu corpo e sangue, Jesus acrescentou também no dia da ressurreição, o poder de perdoar os pecados em seu nome, quando disse: “Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados, serão perdoados; aqueles a quem os retiverdes, serão retidos” (Jo 20, 22-23).
Este poder sacerdotal que Jesus conferiu aos Apóstolos não era para morrer com eles, pois Jesus veio ao mundo para salvar a todos os homens em todos os tempos, assim sendo, os Apóstolos transmitiram esse poder a outros homens até os dias de hoje.
No livro dos Atos dos Apóstolos, podemos conferir o relato das primeiras ordenações conferidas pelos Apóstolos: “A proposta agradou a toda multidão. E escolheram Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timon, Pármeras e Nicolau, prosélito de Antioquia. Apresentaram-nos aos Apóstolos, e tendo orado, impuseram-lhes as mãos”. (At 6, 5-6).
Podemos afirmar então, que o sacerdote católico de hoje recebeu o poder sacerdotal dado pelo próprio Cristo, numa cadeia ininterrupta que remonta até Ele.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

A TRANSUBSTANCIAÇÃO


Essa palavra se refere ao ato de uma substância tornar-se essencialmente uma nova substância. Vai além de si mesma (trans) e assume nova essência (substância).
É o que ocorre com o pão e o vinho no mistério Eucarístico. O pão e o vinho, que se transubstanciam, transformam-se essencialmente em outra substância.
Pela doutrina cristã, a consagração da Missa realiza a transubstanciação das espécies eucarísticas no corpo e sangue de Jesus Cristo. Depois da consagração, as espécies e suas aparências continuam as mesmas; no entanto, há a presença real, substancial, de Jesus Cristo no interior do sinal eucarístico. (O mensageiro de Santo Antônio Junho/09 Pe. Antônio Bogaz).

quarta-feira, 20 de maio de 2009

A IMPORTÂNCIA DA SANTA MISSA

Celebração Eucarística, realizada no Santuário da Milícia da Imaculada em S.B. do Campo, dedicado a Nossa Senhora e a São Maximiliano Kolbe.


PORQUE DEVEMOS IR À “MISSA”?

A “MISSA” é a forma de oração mais perfeita de se conversar com DEUS. Conheça de perto cada momento dessa solenidade. A beleza de seu conteúdo. A importância de você estar presente e participar com alegria e devoção.
A “MISSA” bem compreendida pode mudar a sua vida! Nos dias de hoje, muitos irmãos e irmãs católicos, ainda não sabem o verdadeiro significado e o valor de uma “SANTA MISSA”. Alguns vão apenas por um sentido de obrigação, ou convenção social. Grande parte acaba por abandonar a igreja por acharem uma coisa repetitiva, desconhecendo o verdadeiro conteúdo de uma CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA.
Evangelizar também é ensinar os sacramentos da igreja, procure mostrar o verdadeiro sentido da “SANTA MISSA” aos seus familiares, amigos e vizinhos. Fale de DEUS a todos! Não tenha medo e nem vergonha!(Boletim informativo Paróquia Sª.Virgem Fev/09).

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Inauguração da Adoração Eucarística Perpétua em 8 de Dezembro de 2007.

Bispo Diocesano de Santo André, Dom Nelson Westrupp,scj e Frei Sebastião Benito Quaglio,ofmc.



Adoração Perpétua já é realidade na Diocese de Santo André.

Durante o Ano Eucarístico, o Papa João Paulo II expressou seu ardoroso desejo de que cada Diocese tomasse a iniciativa de incentivar a Adoração Perpétua do Santíssimo. Este forte posicionamento pode ser contemplado na carta Apostólica Mane nobiscum Domine (fica conosco Senhor). Idêntica solicitação pode ser verificada no documento do Papa Bento XVI : Sacramento da caridade – Exortação Apostólica Pós –Sinodal, de 22 de fevereiro de 2007. Portanto, foi com viva alegria que o Bispo Diocesano, Dom Nelson Westrupp, scj abriu, na manhã do dia 8 de dezembro a primeira experiência de Adoração Eucarística Perpétua na Diocese, que por iniciativa do Frei Sebastião Benito Quaglio, ofmc desde então, vem acontecendo na Paróquia Santíssima Virgem em São Bernardo do Campo. (fonte A Boa Notícia Dez/2007).

sexta-feira, 17 de abril de 2009

O MILAGRE EUCARÍSTICO DE LANCIANO.

“ Tomai e comei, isto é meu corpo” (Mt 26,26)

Há mais de 12 séculos deu-se grande e prodigioso milagre eucarístico na Igreja Católica.
Por volta dos anos 700, na cidade italiana de Lanciano (antigamente Anciano), viviam no mosteiro de São Legoziano os Monges de São Basílio e entre eles havia um que se fazia notar mais por sua cultura mundana do que pelo conhecimento das coisas de Deus.. Sua fé parecia vacilante, e ele era perseguido todos os dias pela dúvida de que a hóstia consagrada fosse o verdadeiro Corpo de Cristo e o vinho o Seu verdadeiro Sangue.
Mas, a Graça divina nunca o abandonou, fazendo-o orar continuamente para que esse insidioso espinho saísse do seu coração.
Foi quando, certa manhã, celebrando a Santa Missa, mais do que nunca atormentado pela sua dúvida, após proferir as palavras da Consagração, ele viu a hóstia converter-se em Carne Viva e o vinho em Sangue Vivo. Senti-se confuso e dominado pelo temor, diante de tão espantoso milagre, permanecendo longo tempo transportado a um êxtase verdadeiramente sobrenatural. Até que, em meio a transbordante alegria, o rosto banhado em lágrimas; voltou-se para as pessoas presentes e disse:
“ Ó bem-aventuradas testemunhas diante de quem, para confundir a minha incredulidade, o Santo Deus quis desvendar-se neste Santíssimo Sacramento e tornar-se visível aos vossos olhos. Vinde, irmãos, e admirai o nosso Deus que se aproximou de nós. Eis aqui a Carne e o Sangue do nosso Cristo muito amado!”
A estas palavras os fiéis se precipitaram para o altar e começaram também a chorar e a pedir misericórdia. Logo que a notícia se espalhou por toda a pequena cidade, transformando o Monge num novo Tomé.
A Hóstia-Carne apresentava, como ainda hoje se pode observar, uma coloração ligeiramente escura, tornado-se rósea se iluminada pelo lado oposto, e tinha uma aparência fibrosa; o Sangue era de cor terrosa (entre o amarelo e o ocre), coagulado em cinco fragmentos de forma e tamanhos diferentes.
Serenada a emoção de que todo o povo foi tomado, e dadas aos Céus as graças devidas, as relíquias foram agasalhadas num tabernáculo de marfim, mandado construir pelas pessoas mais credenciadas do lugarejo.
A partir de 1713, até hoje, a Carne passou a ser conservada numa custódia de prata, e o Sangue, num cálice de cristal.
Aos reconhecimentos eclesiásticos do Milagre, a partir de 1574, veio juntar-se o pronunciamento da Ciência moderna através de minuciosas e rigorosas provas de laboratório.
Foi em novembro de 1970 que os Frades Menores Conventuais, sob cuja guarda se mantém a Igreja do milagre (desde 1252 chamada de São Francisco), decidiram, devidamente autorizados, confiar a dois médicos, de renome profissional e idoneidade moral, a análise científica das relíquias. Para tanto convidaram o Dr. Odoardo Linoli, Chefe de Serviço dos Hospitais Reunidos de Arezzo e livre docente de Anatomia e Histologia Patológica e de Química e Microscopia Clínica, para, assessorado pelo Prof. Ruggero Bertelli, Prof. Emérito de Anatomia Humana Normal na Universidade de Siena, proceder aos exames.
Após alguns meses de trabalho, exatamente a 4 de março de 1971, os pesquisadores publicaram um relatório contendo o resultado das análises:

· A Carne é verdadeira carne.
· O Sangue é verdadeiro sangue.
· A Carne é do tecido muscular do coração (miocárdio, endocárdio e nervo vago).
· A Carne e o sangue são do tipo sangüíneo (AB) e pertencem à espécie humana.
· É o mesmo tipo de Sangue (AB) encontrado no Santo Sudário de Turim.
· Trata-se de carne e sangue de uma Pessoa Viva, vivendo atualmente, pois que esse sangue é o mesmo que tivesse sido retirado, naquele mesmo dia, de um ser vivo.
· No Sangue foram encontrados, além das proteínas normais, os seguintes minérios: cloretos, fósforo, magnésio, potássio, sódio e cálcio.
· A conservação da Carne e do Sangue, deixados em estado natural por 12 séculos e expostos à ação de agentes atmosféricos e biológicos, permanece um fenômeno extraordinário.

E antes mesmo de redigirem o documento sobre o resultado das pesquisas, realizadas em Arezzo, os Doutores Linoli e Bertelli enviaram aos Frades um telegrama nos seguintes termos

“E o Verbo se fez Carne!”

É assim que o milagre de Lanciano, desafiando a ação do tempo e de toda a lógica da ciência humana, se apresenta aos nossos olhos como a prova mais viva e palpável de que o “Comei e bebei todos vós, isto é o meu Corpo que é dado por vós”, mais do que uma simples simbologia, como possa parecer, é o sinal divino de que o nosso Sacramento da Comunhão é o alimento do nosso espírito, da nossa fé, da nossa esperança nas promessas de Cristo, para a nossa salvação:

“ Aquele que come a minha Carne e bebe o meu Sangue tem a vida eterna, e eu ressuscitarei no último dia”. (Jo 6,54)

D. Enzio de D´ Antonio
Arcebispo de Lanciano