
Identificado como sendo o autor do terceiro Evangelho e do livro dos Atos dos Apóstolos, São Lucas é tido como sendo grego de Antioquia (moderna Turquia). Um gentio convertido ao cristianismo, que acompanhou São Paulo em suas jornadas missionárias.
Lucas é mencionado três vezes nas cartas de Paulo. Paulo chamou Lucas de “colaborador” (Filêmon 24). De “o médico amado” (Colossenses 4,14). “Somente Lucas está comigo” (2Timóteo 4,11).
São Lucas é o patrono dos médicos e dos pintores. Tinha uma ótima educação e era falante nativo da língua grega como está evidenciado em sua produção literária.
São Lucas provavelmente não chegou a conhecer Jesus pessoalmente.
Dado a sua narrativa sobre o nascimento de Jesus Cristo, sugeriu-se que ele tenha visitado a Virgem Maria, ou de ter falado com aqueles que a conheceram. Acredita-se ele teria pintado vários quadros da Virgem Maria.
Lucas enfatiza a misericórdia e o amor de Deus para com a humanidade. Podemos notar quando ele descreve a parábola da ovelha desgarrada, do Bom Samaritano e do filho pródigo. Ele é também o único que descreve o perdão de Jesus a Maria Madalena (Lc7,47), a promessa ao bom ladrão e sua oração para seus executores. Ele é também o único evangelista a registrar a "Ave Maria", o "Magnificat".
Lucas enfatiza o chamado para a oração, a pobreza, a pureza de coração, os quais teriam um apelo especifico aos gentios.
Nada se sabe de São Lucas depois da compilação de sua obra. Mas o autor merece a distinção de ser o primeiro historiador cristão.
Sua festa é celebrada no dia 18 de outubro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário