
Agnes Gonxha Bojaxhio, nasceu no dia 26 de agosto de 1910 em Skopje, capital da Macedônia (ex-Iugoslávia), de una família de origem albanesa.
Em sua adolescência, Agnes se dedicava em muitas atividades paroquiais, quando ouviu falar de uma congregação de irmãs que trabalhavam na Índia.
Em Setembro de 1928, deixa sua casa paterna e vai para a Irlanda, para se ingressar como noviça na Congregação de Nossa Senhora de Loreto.
Agnes foi enviada pela congregação de Loreto para a Índia e chegou a Calcutá no dia 6 de janeiro de 1929. Tendo chegado lá, entrou no noviciado de Loreto, em Darjeerling, no sopé do Himalaia. Fez a profissão perpétua assumindo o nome de Teresa, em homenagem a Santa Teresinha de Lisieux.
Em 1946, Madre Teresa ia de Calcutá para Darjeeling, de trem, quando percebeu em seu interior um chamado para que renunciasse a tudo o seguisse Cristo nos subúrbios, recebeu aquilo que ela chamou “o dia da inspiração”, dedicar sua vida entre os mais pobres dos pobres, surgia assim à fundação das Missionárias da caridade.
As Missionárias da Caridade cresceram ao ponto de ter casas de missão abertas em todo o mundo, sempre ajudando aos mais necessitados.
Em 1979 Madre Tereza recebeu o Premio Nobel pela Paz, como reconhecimento de seu trabalho em favor dos mais necessitados.
Madre Teresa faleceu em 5 de Setembro de 1997, e sua beatificação aconteceu em Outubro de 2003.
No dia 5 de Setembro, celebramos a sua memória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário