
A Igreja comemora no mês de Setembro, o mês da Blíblia. A razão desta comemoração é que no dia 30, temos a festa de São Jerônimo.
São Jerônimo foi um grande biblista foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais que eram escritos em hebraico, aramaico e grego para o latim. O latim em sua época era a lingua oficial do império romano e usada na liturgia da Igreja.
A Bíblia é seguramente o único livro traduzido em praticamente todas as linguas. Serve de alimento espiritual para a Igreja e para as pessoas.
A Bíblia foi escrita por pessoas chamadas e escolhidas por Deus, que foram inspiradas através do espírito Santo. Ela nos revela o projeto de Deus para o mundo.
As escrituras nos mostra Deus através dos homens. Como estes homens no decorrer dos tempos enxergavam a Deus.
Os autores da Bíblia são muitos. Escreveram colhendo os fatos, as tradições os feitos, a cultura dos povos e relataram em forma de documento.
Mais do que a história, a Bíblia é portadora de uma mensagem. Ela proclama a boa notícia vinda de Deus. Ele nos ama e nos quer bem! Foi Deus quem enviou ao mundo seu filho Jesus Cristo, que veio nos trazer a Boa Notícia do Reino.
A tradução grega da palavra Bíblia significa livros. Ela é composta de 73 livros, divididos em Velho Testamento com 46 livros e Novo Testamento com 27 livros.
Livros Históricos: Ex. do novo testamento – Evangelhos e Atos dos Apóstolos. São conceitos históricos narrados por homens de fé.
Livros Didáticos: Apocalípse – Não é um livro de adivinhação do futuro, mas sim o falar no lugar de Deus, em nome de Deus. Indicar o caminho correto a seguir.
A Bíblia se destina a todos os homens da terra.
A Vulgata é uma tradução para o latim da Bíblia escrita em meados do século IV por São Jerônimo, a pedido do Papa Dâmaso I, que foi usada pela Igreja Católica e ainda é muito respeitada.
Nos seus primeiros séculos, a Igreja serviu-se sobretudo da língua grega. Foi nesta língua que foi escrito todo o Novo Testamento, incluindo a Carta aos Romanos, de São Paulo, bem como muitos escritos cristãos de séculos seguintes.
A Vulgata foi produzida para ser mais exata e mais fácil de compreender do que suas predecessoras.
Foi a primeira, e por séculos a única, versão da Bíblia que verteu o Velho Testamento diretamente do hebraico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário