
Narra a história que o general Constantino, que na época era pagão mas respeitava os cristãos, estava prestes a uma terrível batalha por volta do ano 311, a noite anterior à batalha teve um sonho no qual viu uma cruz luminosa nos ares e ouviu uma voz que lhe dizia: "Com este sinal vencerá", e que ao começar a batalha mandou colocar a cruz em várias bandeiras dos batalhões e que exclamou: "Confio em Cristo em quem minha mãe Helena crê". E a vitória foi total. Constantino chegou a ser Imperador e decretou a liberdade para os cristãos, que por três séculos vinham sendo muito perseguidos pelos governantes pagãos.
Escritores antigos contam que Santa Helena, pediu permissão a seu filho para ir procurar em Jerusalém a cruz na qual morreu Jesus. Depois de muitas escavações foram encontradas três cruzes. Levaram ao local um moribundo que ao tocar em uma das cruzes, recuperou instantaneamente a saúde.
Foi assim que Santa Helena, o bispo de Jerusalém e milhares de devotos levaram a cruz em piedosa procissão pelas ruas de Jerusalém.
Para nós católicos a cruz representa a vitória de Jesus sobre a morte, a vitória do amor.
A festa da exaltação da Santa Cruz se dá 40 dias após a transfiguração do Senhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário