.jpg)
Santo Agostinho nasceu em Tagaste, África, no ano de 354. Sua conversão é considerada um dos eventos mais importantes da historia da igreja. Era filho de Patricius, um oficial romano pagão e de Santa Mônica que era cristã.
Após o falecimento do pai, Santo Agostinho começa a se entregar aos prazeres mundanos, além disso, passa a ter contato com a filosofia maniqueísta cuja doutrina é de que a matéria é sempre má e o espírito sempre bom, se somos matéria não devemos nos preocupar em fazer o bem, por conseqüência: vamos aproveitar a vida.
Dotado de notável inteligência Santo Agostinho ficou muito conhecido no mundo filosófico. Demorou nove anos para Santo Agostinho se libertar da vida em que levava.
Em contato com o grande Santo Ambrósio, de Milão, Santo Agostinho começa a fazer um caminho de retorno ao seio da igreja.
Sob a influencia de Santo Ambrósio, Santo Agostinho descobriu a vida de celibatário, o estudo das escrituras e a oração.
.jpg)
No domingo de Páscoa de 387 Santo Agostinho foi batizado. Em 388 ele vendeu tudo que tinha e passou a distribuir para os pobres e começou uma vida de penitencia. Ele foi ordenado em 391e fundou dois monastérios e em outubro de 393 Santo Agostinho tomou parte no Concílio da África pregando para uma assembléia de bispos.
Seu maior apostolado foi ensinar e escrever. Ele atendeu aos Concílios de 398, 401, 416, 418 e 419. Em 426 Santo Agostinho já com 72 anos nomeou Heraclius seu auxiliar e sucessor.
Os trabalhos de Santo Agostinho proveram a Cristandade com lúcidos e atrativos argumento para a fé.
Em sua biografia fica imbuído a sua atração pelo Criador. Seus escritos sobre as escrituras são um tratado sobre a fé e lúcidos argumentos sobre a Confissão. No seu trabalho "Cidade de Deus" escrito em 426 Santo Agostinho traça o caminho para uma crescente fé, e uma reconciliação entre a fé e a razão e coloca Deus no Centro de tudo.
Diz à tradição que, certa vez, Santo Agostinho estava caminhando a beira mar, a pensar sobre o Mistério da Santíssima Trindade, quando encontrou com um menino a colocar, com uma pequena caneca, água do mar em um buraco que a criança havia feito. Santo Agostinho perguntou: "Que está fazendo? A criança respondeu: "Estou colocando o mar neste buraco". “Impossível”!" disse o santo. E a criança, que na verdade era um anjo, respondeu: "Mais fácil será eu colocar o mar neste buraco, que você entender o mistério que está tentando compreender”.
Santo Agostinho foi canonizado por reconhecimento popular e reconhecido como um Doutor da Igreja. O seu dia é 28 de Agosto o dia no qual ele supostamente morreu. Ele é considerado o santo padroeiro dos impressores, teólogos e de um grande número de cidades e dioceses.
Sua festa é celebrada no dia 28 de agosto