Todos nós ao nascermos temos um chamado, uma missão a executar perante o projeto de Deus, este chamado é que denominamos vocação. Fomos criados por Deus a sua imagem e semelhança, Ele nos conhece e nos chama pelo nome.
Quando descobrimos qual é a nossa verdadeira vocação, nossa vida passa a ser de grande importância e de muito valor.
A vocação fundamental é a de que todos somos chamados à vida. “Toda a vida é vocação. Desde o nascimento se doa a todos, em princípio, um conjunto de aptidões e qualidades que tem a tendência de frutificar mais e mais, ou seja: seu pleno desenvolvimento; fruto este ao mesmo tempo, da educação que proporciona o ambiente e o esforço pessoal, permitindo a cada um orientar-se a um destino ou horizonte que lhe propõe o criador.” Papa Paulo VI.
Vocação para a vida em família: A vocação do casal de construir uma família é dizer sim ao projeto de Deus, é dar continuidade à família de Nazaré, é abraçar a responsabilidade de caminhar junto com o mesmo ideal, é compartilhar os bons e maus momentos. A família cresce e permanece unida, quando existe nela o diálogo, o respeito, a humildade, a fé, a oração e, sobretudo o amor que permite aos membros da família se doar uns aos outros sem limites.
Vocação leiga: “A vocação identifica e distingue o ser humano, dando a ele a possibilidade de assumir a dignidade de filho de Deus. Ela é um dom de Deus que vai ao encontro de uma resposta do homem. Sem esta resposta a proposta de Deus não se transforma em projeto de vida. Deus sempre distribui o dom da vocação às pessoas que estão trabalhando, que estão envolvidas com a realidade concreta da vida do dia a dia nas suas comunidades.” Pe. Clemilson IMPK.
Nenhum comentário:
Postar um comentário