
Santa Mônica é exemplo de fé perseverante. Assídua a oração, contemplativa nas tarefas do dia a dia e sempre voltada para as coisas da eternidade. Nasceu em Tagaste, África, por volta do ano 331.
Muito jovem, casou-se, com Patrício um oficial romano pagão da África do Norte, embora fosse generoso, era de temperamento explosivo. Teve três filhos: Agostinho, que se tornaria doutor da Igreja, Navigius e Perpétua.
Através de muitas preces e paciência, conseguiu converter o seu marido para fé católica em 370, que um ano mais tarde veio a falecer. Perpétua e Navigius entraram para a vida religiosa, mas Agostinho era muito resistente.
Ela teve que orar e pregar para ele por muitos anos, inclusive pedindo orações dos seus amigos padres e monges. Muitos não a davam esperança, acreditando ser uma tarefa impossível, mas ela persistia nas orações e no objetivo de salvar seu filho.
Santa Mônica alcançou de Deus a graça de ver seu filho Agostinho convertido à fé católica e a alegria de presenciar o seu batismo em Milão, na Itália por Santo Ambrósio em um dia do ano 387.
Ela é exemplo para muitas mães santas e perseverantes na fé em nossos dias. Mulher de intensa oração e virtude comprovada. Viveu entre os anos 331 e 387, morrendo em paz aos 56 anos de vida.
Sua festa é celebrada em 27 de Agosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário